MÚSICOS CANHOTOS QUE FIZERAM PARTE DA HISTÓRIA

MÚSICOS CANHOTOS QUE FIZERAM PARTE DA HISTÓRIA

 

Possivelmente você tenha escutado alguma música desses celebres canhotos, que em algum momento tiveram que inverter as cordas dos seus instrumentos ou montar seus acordes de maneira invertida e alternar suas batidas de não convencional. Então para todos esses grandes músicos nossos parabéns pela dedicação e esforço, lutando contra um mundo feitos para destros.

 

É claro que hoje já é possível encontrar design de guitarras, baixos e violões desenvolvidos para canhotos. Isso facilita a vida de quem quer aprender a tocar um instrumento de cordas.

 

Quem não ouve a melodia acha maluco quem dança…
Oswaldo Montenegro

 

Continue lendo este artigo saiba um pouco mais sobre alguns dos principais músicos CANHOTOS que influenciaram a história da música:

 

  • Jimi Hendrix
  • Paul McCartney
  • Jimmy Cliff
  • Edgar Escandurra

 

Achou interessante então compartilhe com seus amigos.

É muito rápido – em apenas 2 cliques

 

 

 

canhotos

Jimi Hendrix

Hendrix foi um dos músicos mais importantes da sua geração, tendo contribuído para popularização do pedal wah wah e ajudado a desenvolver a técnica da microfonia, que até então não era muito bem aceita. Em vida conquistou os principais prêmios do rock. Mas as homenagens a esse ícone da música mundial continuaram mesmo após a sua morte em 18 de setembro de 1970, com apenas 27 anos.

 

Em 1992 seu nome entrou para o Hall da Fama do Rock in Roll americano e no Hall da Fama da Música do Reino. Já em 1994 seu nome foi posto em uma Estrela da Calçada da Fama em Hollyood. Grande parte de seu estilo como músico deve-se ao fato de sido CANHOTO e a forma como impunha sua guitarra Fender Stratocaster ou simplesmente Strat.

 

A forma como se envolvia com a música em seus shows era alvo de criticas, sendo a ser chamadas de “lascivas e indecentes”. A primeira vez que Hendrix ateou fogo a sua guitarra foi em 31 de março de 1967. Segundo o músico, o público não estaria muito empolgado com o seu show, o que levou àquela que seria uma das maiores marcas de suas apresentações.
Essa atitude inesperada causou ao músico algumas queimaduras que fizeram com ele fosse parar no hospital e em seguida fosse advertido para que se controla-se nos palcos.

 

Hendrix participou do Festival Pop de Monteray, a pedido de Paul McCartney mais um canhoto que faz parte da história da música e ainda emociona seus fãs.

canhotos

Paul McCartney

McCartney é um cantor, compositor, baixista, guitarrista, empresário, produto musical e cinematográfico. São tantos talentos que evidenciamo fato dele ser um dos Beattles, uma das parcerias musicais mais influentes de todos os tempos.

 

Após o fim da banda em 1970, o multi-instrumentista trabalhou em carreira solo, chegando a emplacar vários sucessos. Mas se ateve apenas isso, também montou uma banda com sua primeira mulher – Linda MacCartney – e trabalhou nos mais variados estilos musicais: passando entre o clássico, eletrônico e até mesmo trilhas sonoras.

 

Apesar de tocar vários instrumentos, Paul MacCartney é conhecido como o baixista CANHOTO mais icônico do Rock. O modelo de baixo utilizado por ele no início da década de 1960 era o Höfner 500/1. O músico utilizou até 1966 dois modelos feitos para canhotos.

 

  1. O modelo höfner de 1961 – possuía captadores montados juntos em direção ao seu pescoço;
  2. O modelo de 1963 – possua a picape montada mais próxima da ponte;

 

Mesmo após tocar com vários outros instrumentos durante seus mais de 50 anos de carreira, Sir Paul MacCartney, título concedida pela Rainha em 1997 ao Britânico, utiliza o modelo de baixo 1963 e continua a fazer história na música.

 canhotos

Jimmy Cliff

É um músico jamaicano que desde criança já chamava a atenção por seu talento ao entoar melodias suas nas feiras culturais que participava em seu país. Não demorou muito para que o pequeno James Chambers – nome verdadeiro de Cliff – decidisse viver de música.

 

Foi então que se mudou para Kingston, Capital e Maior Cidade da Jamaica, onde encontrou Leslie Kong, um empresário “jamaicano-chinês” que dirigia a Beverley’s Records e um dos responsáveis pela ascensão da música jamaicana em todo do mundo.

 

Mesmo com o apoio de Leslie Kong, os dois primeiros disco de Cliff não alcançaram o sucesso esperado. O Hurricane Hattie foi seu primeiro single de sucesso. Sendo que em 1964 ele se mudou para a Inglaterra após assinar um contrato com a Island Records, que tentou vender o reggae para o público de rock, mais uma vez sem sucesso.

 

Mas três anos depois, em 1967 Cliff alcançaria o sucesso internacional com o disco Hard Road to Travel. Suas músicas alcançaram o top 30 nos Estados Unidos e se tornaram hit no Brasil, onde ganhou o Festival Internacional da Canção.

 

Em 1980 fez execução com o cantor Gilberto Gil em apresentações por todo o país. Chegou a participar do programa do Chacrinha. E uma década depois, em 1990, participou do primeiro CD da Banda Cidade Negra, na música Mensagem. Também chegou a gravar com o Olodum e em 1997 cantou no CD acústico do Titans.

 

canhotos

Edgar Escandurra

Nessa lista não poderia faltar Edgar Escandurra, um brasileiro notadamente talentoso e reconhecido no meio musical. Escandurra é paulista e nasceu em 5 de fevereiro de 1962.

 

Mesmo tendo que encarar instrumentos feitos em sua maioria para destros, desenvolveu seu talento musical ainda criança e aos 15 anos já liderava uma banda de punk-rock subúrbio, que mais tarde de tornaria o “Ira”, um dos mais influentes grupos de rock brasileiro dos anos 80.

 

Foi baterista da banda “Mercenárias” – referência no punk-rock nacional. Também fez parte da formação inicial do “Ultraje a Rigor”, sendo quem escolheu o nome da banda que faz parte até hoje no cenário do rock brasileiro.

 

Pelo fato de ser canhoto, sua técnica é única – usa a guitarra de destro com a mão esquerda, invertendo a formação dos acordes, criando desenhos únicos.

 

Edgar Escandurra vai do rock à música eletrônica sempre com a mesma qualidade musical que impressiona.
Simplesmente um fenômeno brasileiro – talentoso canhoto.

Outros Músicos Canhotos

 

Travis Barker (Blink-182)

canhotos

 

 

Kurt Cobain (Nirvana)

canhotos

 

Justin Bieber

 

Justin-Bieber

 

 

 

Ringo Starr (The Beatles)

canhotos

Iggy Pop

canhotos
Phil Collins (como baterista do Gênesis)

canhotos

 

A lista é maior ainda:
Dominic Howard (Muse)
Zac Hanson (Hanson)
Paul Wilson (Snow Patrol)
Billy Ray Cyrus (pai da Miley)
Paul Gray (Slipknot)
Perry Bamonte (The Cure)
Zacky Vengeance (Avenged Sevenfold)
Andrew White (Kaiser Chiefs)
David Cook

 

 

Acompanhe-nos em nossa fanpage e também encontre produtos para CANHOTOS em nossa Loja

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *