CANHOTOS SÃO MAIS INTELIGENTES

 

 

 

Que os canhotos são mais inteligentes, nós já sabemos disso. É como uma frase “atribuída” a Albert Einstein e que particularmente eu gosto muito:

 

“Cerca de 10% da População Nasce Gênio e o Restante Nasce Destro.”

😛

 

Continue lendo este artigo e saiba mais sobre:

 

  • Canhotos são mais inteligentes
  • O que é inteligência segundo Gardner
  • Critérios levantados por Gardner durante a pesquisa
  • Os tipos de inteligências
  • Canhotos e suas múltiplas inteligências

 

Acha que este artigo pode ser interessante? Então compartilhe  em sua rede social favorita.

É muito rápido e você vai fazer tudo em apenas 2 cliques.

CANHOTOS SÃO MAIS INTELIGENTES

 

 

Sobre o fato dos canhotos serem mais inteligentes, não vou apresentar um  artigo baseado apenas na análise feita  por meio da medida do Quociente de Inteligência (QI), até por que o conceito de inteligência vem sofrendo novas definições, principalmente após a divulgação da Teoria das Múltiplas Inteligências de Gardner.

 

Segundo a teoria desenvolvida durante a década de 1980 na Universidade de Harvard e que tinha como líder o psicologo Howard Gardner, os instrumentos até então utilizados para medir a inteligência não eram capazes de descrever as habilidades cognitivas humanas. Então foi preciso listar essas habilidades e mensurá-las.

 

Sabendo que ao desenvolver um tipo de habilidade como calcular números com maior facilidade não torna um indivíduo mais inteligente do que outro que tem maior noção espacial ou que domina melhor suas habilidades motoras, como por exemplo um jogador de futebol.

 

Após a pesquisa de Gardner, observou-se que a inteligência pode ser entendida pelo desenvolvimento de diversas habilidades. E para cada uma dessas áreas temos representantes canhotos de destaque, daí então podemos concluir que os canhotos são mais inteligentes. Desculpem-me destros, mas são apenas fatos evidenciados pela história.

 

O QUE É INTELIGÊNCIA SEGUNDO GARDNER

 

 

O estudo de Gardner conceituou a inteligência como sendo “um potencial biopsicológico para processar informações que pode ser ativado num cenário cultural para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura”

 

CRITÉRIOS LEVANTADOS POR GARDNER DURANTE A PESQUISA

 

 

A lista proposta por Gardner trás a inteligência ou habilidades humanas, como sendo uma análise dos seguintes critérios utilizados na pesquisa:

 

  1. Potencial prejuízo com dano cerebral, a exemplo das capacidades linguísticas no Acidente Vascular Cerebral;
  2. Existência de gênios, ou indivíduos eminentes com habilidades especiais onde se pode observar tal capacidade isolada ou prejudicada;
  3. Um conjunto de operações identificável. A música, por exemplo, consiste da sensibilidade de uma pessoa para a melodia, a harmonia, o ritmo, o timbre e a estrutura musical;
  4. Uma história de desenvolvimento distintiva para cada indivíduo, junto com uma natureza definível de desempenho especialista;
  5. Ser possível identificar os passos para atingir tais perícias, uma história evolutiva e plausibilidade evolutiva, a exemplo das formas de inteligência espacial em mamíferos ou inteligência musical em pássaros;
  6. Testabilidade, a exemplo dos testes psicológicos, distinções psicométricas susceptíveis de confirmação e re-testagem com múltiplos instrumentos;
  7. Suscetibilidade para ser codificada em um sistema de símbolos. Códigos como idioma, aritmética, mapas e expressão lógica, entre outros.

 

OS TIPOS DE INTELIGÊNCIAS

 

 

Após estabelecidos os critérios a pesquisa pode concluir que os seres humanos são dotados basicamente de 7 Inteligências, onde cada indivíduo é detentor de todas elas, contudo destacam-se em apenas algumas. As inteligências levantadas segundo a pesquisa são: a Lógico-Matemática, a Linguística, a Musical, a Espacial, a Corporal-cinestésica, a Intrapessoal e a Interpessoal.

 

Mais tarde outras duas inteligências foram acrescentadas a lista: a naturalística e a existencial. Temos a partir deste momento a teoria das múltiplas inteligências.

 

CANHOTOS E SUAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

 

 

Para cada uma dessas inteligências temos vários representantes canhotos. Conheça mais sobre cada uma das inteligências e alguns ilustre canhotos que se destacaram em suas habilidades.

 

Lógico-matemática

 

É a capacidade entender as relações e princípios subjacentes das formas e objetos. Pessoas com essa inteligência têm bastante habilidade em questões que envolvam o  raciocínio lógico e dedutivo. Além de terem uma maior facilidade para solucionar problemas matemáticos.

 

Essa forma de inteligência está presente principalmente em cientistas, que observam o mundo de maneira mais exata e amplamente relacionada ao que se pode mensurar, mesmo que teoricamente.

 

O nosso maior representante canhoto para essa habilidade é Albert Einstein, um homem totalmente à frente de seu tempo, apesar de ter sido considerado um aluno medíocre na infância.

 

O físico era disléxico, somente conseguiu falar pela primeira vez aos 4 anos de idade. Muitos de seus professores de faculdade desacreditam de seu potencial e chegaram até a dizer que ele deveria abandonar os estudos.

 

Contudo o que vemos hoje são suas várias descobertas no campo da física e a famosa teoria da relatividade.

 

Linguística

 

Essa inteligência é caracterizada pelo domínio e aptidão especial dos idiomas, palavras e por um desejo em explorar intimamente cada um desses. Esta presente principalmente em poetas, escritores, e linguistas.

 

Podemos citar como um representante dessa inteligência o escritor brasileiro Machado de Assis. Considerado por muitos como o maior nome da literatura de nosso país.

 

Superou diversas barreiras, pois era de família pobre, não conseguiu entrar em uma universidade e CANHOTO. Conseguiu destacar-se por seu habito constante em adquirir conhecimento intelectual, o que o colocou em igualde social naquela época.

 

Assumiu diversos cargos públicos no Ministério da Agricultura, do Comércio e das Obras Públicas. Conseguiu certa notoriedade, ainda bastante jovem, ao publicar suas primeiras poesias e crônicas em jornais

 

Foi um dos fundadores, reunido com alguns amigos próximos, da Academia Brasileira de Letras e também o primeiro presidente unânime.

 

Musical

 

Essa habilidade está entre os dons maiores e de acordo com Friedrich Nietzsche – que também era canhoto: “sem a música a vida seria erro”. Podemos identificar essa inteligência como sendo a habilidade para compor e executar padrões musicais em termos de ritmo e timbre, e também a capacidade de escutando-os e discerni-los.

 

É possível que essa inteligência faça associação com outras formas de inteligências, como a linguística, espacial ou corporal-cinestésica.

 

Apesar de crer que todos os seres humanos tem em a música em sua formação, essa forma de inteligência é predominante em compositores, maestros, músicos e críticos de música.

 

Aqui temos vários canhotos para representar essas habilidades, como exemplo podemos citar Paul McCartney, um dos mais influentes músicos de sua geração.

Nós já até escrevemos um artigo sobre alguns dos principais músicos canhotos que fizeram parte da história. Você pode encontrar esse texto aqui

 

Espacial

 

A inteligência Espacial pode ser expressa por meio da capacidade de compreender e retratar o mundo visual com bastante precisão, além de ser possível transformá-lo, e modificar a sua percepção, recriando suas experiências visuais. Isso pode ser feito até mesmo sem a presença de estímulos físicos.

 

Essas características podem ser encontradas com maior facilidade em arquitetos, artistas, escultores, cartógrafos, geógrafos, navegadores e acreditem; até mesmo em jogadores de xadrez.

Um dos maiores representantes dessa inteligência é Leonardo da Vinci, e também dos pouquíssimos casos de seres humanos que se enquadraria com primor em várias outras inteligências.

 

Além de pintor, Da Vinci também era cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico e ainda por cima reconhecido como percursor da aviação e da balística. Um gênio!

Corporal-cinestésica

 

Essa inteligência é observada em atletas, atores e aqueles que praticam danças ou esportes. devido a sua maior capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo.

 

Dentre todas as inteligências levantadas por Gardner, talvez essa seja a que mais sofreu e ainda sofre indagações quanto a sua forma e aplicabilidade. Contudo ao se aplicar uma série de movimentos, diversos fatores estão presentes como por exemplo a alta capacidade de raciocínio que um jogador de futebol tem ao definir e executar uma jogada em frações de segundos.

 

Estudos recentes realizados em jogadores de futebol puderam concluir que a capacidade de tomar decisões rápidas e a atividade cerebral desempenha por eles em uma partida é superior a de um grupo de pessoas que não praticam o esporte.

 

O maior jogador de futebol dos últimos tempos é Messi, um canhoto é reconhecido mundialmente por sua genialidade com a bola.

 

Intrapessoal

 

Essa forma de inteligência pode ser expressada por meio da auto conhecimento. É apontada como a mais rara das inteligências sob o controle do ser humano, pois está ligada diretamente à capacidade de neutralização e domínio dos vícios, entendimento de crenças, limites, preocupações, estilo de vida profissional, autocontrole e domínio dos causadores de estresse, entre outros diversos comandos de vida que permitem que a pessoa identifique hábitos inconscientes e transforme-os em atitudes conscientes.

 

Talvez por ir contra o extinto humano, seja difícil encontrar grandes exemplos dessa inteligência. Apesar disso acredito que todos temos um pouco dessas habilidades.

 

Mas como destaque canhoto dessa forma de viver eu poderia citar Gandhi.

 

Interpessoal

 

É a inteligência que domina o mundo corporativo e pode ser expressada pela habilidade de entender as intenções, motivações e desejos de outras pessoas.

 

Podemos encontrá-la  de maneira mais apurada em em políticos, religiosos e professores.

 

Aqui nesse exemplo mais uma vez posso citar Mahatma Gandhi ao lado de Bill Gates e Barack Obama.

 

Naturalista

 

Essa inteligência é apontada como a sensibilidade encontrada na forma de compreender e organizar objetos, fenômenos e padrões da natureza. Assim como classificar plantas, animais, minerais, incluindo rochas e gramíneas e toda a variedade de fauna, flora, meio-ambiente e seus componentes.

 

É uma característica presente em biólogos, geólogos e mateiros. Como representante canhoto temos Charles Darwin, que contribuiu por meio de suas teorias para o entendimento da evolução das espécies. Em 1859, recebeu da Sociedade Geológica de Londres a medalha Wollaston, uma importante recompensa científica para Geologia, sendo o prêmio de maior prestígio.

 

O nome do prêmio faz referência as primeiras medalhas que eram confeccionadas com paládio, um metal descoberto por Wollaston.

 

Existencial

 

É uma forma de inteligência que apesar de carecer de maiores evidências abrange a capacidade de refletir e ponderar sobre questões fundamentais da existência.

 

É uma característica de líderes espirituais e de pensadores filosóficos como exemplo de representante canhoto temos Aristóteles – filósofo grego que viveu entre 384 a.C. e 322 aC.

 

Então agora que apresentei vários nomes de canhotos influentes e detentores de habilidades em suas respectivas áreas, você já deve estar convencido que os canhotos são mais inteligentes.

 

Acompanhe novidades e DICAS em nossa fanpage e também encontre produtos exclusivos para canhotos em nossa Loja

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *